domingo, 1 de abril de 2018

João Rosa de Castro - Amor Grátis

HORAS PERDIDAS

Partiu de outras horas
Estar coberto de luz
O homem, o humano que se aprumava.

As outras horas determinavam,
As outras horas elaboravam,
As outras horas é que faziam
Com que o agora fosse relíquia.

Nenhum desumano
Nenhum suburbano
Ousou desenhar
Mais do que coubesse na memória.

Nenhuma macieira,
Nenhuma mangueira
Quis dar só flor,
Salvo aquelas
Da rua particular.



FLORES DO PÂNTANO

Último livro de poesia publicado em 2006, Flores do Pântano, busca retratar o quanto se pode criar de belo ou de sublime em meio à miséria.
Assim, fala do envelhecimento, com uma pequena nota positiva em meio a uma carrada de incômodos: “a saudade de tudo e a música, que faz tudo lembrar”.
“Há um sim que em sua voz vacila e hesita nos meus ouvidos como um eu-te-amo sincero.”. “Há um mundo amplo e livre com seus caminhos inumeráveis.”, boas sensações vindas de “Miragens Teutônicas”.
Sempre retomando a tendência dos questionamentos da tecnologia sobre a natureza, em Hardware, Software e Rapadura, a rapadura parece vencer a concorrência. O astronauta da periferia, afinal, termina a odisseia tecnológica “saindo de casa num foguete e voltando de bicicleta”. Sem falar que “sempre abandona o lar”, o que permite antever seus filhos comendo mesmo rapadura com farinha de mandioca, quando muito.
N“Os Deuses Enfastiados”, “Lentamente os frutos aguardam o outono e os pensamentos a robustez do meu coração”. “Lentamente, giram as bobinas dos jornais depressa e mais depressa. […].” numa alusão ao mundo em si com seu tempo natural, cujas velocidades e precipitações humanas jamais tornarão outro ou melhor, senão apenas um conglomerado de parafernália, em vez disso. E ainda, “Os homens, as nuvens, a Sol querem apenas uma coisa na noite – ofuscar a beleza da lua.”.
O livro como um todo é uma ode à beleza do mundo e sua natureza e um questionamento catártico da natureza humana e sua atuação nele.

O seu autor,
João Rosa de Castro.

João Rosa de Castro - Despedida - Encerramento do Blogue Lume d'Arena

Prezado leitor. É com imensa satisfação que venho expressar minha gratidão a todos que visitaram, leram, compartilharam e acompanharam o L...